AAEUM
Linkedin
ContactosFacebook
AAEUM
RSS 20 de Novembro de 2017
Notícias Recreativas e Culturais

No próximo sábado, dia 15 de setembro realiza-se a caminhada pelo Rio Cabril - Xertelo.

A Freguesia de Cabril é actualmente constituída por 15 aldeias, de povoamento concentrado onde habitam aproximadamente 900 habitantes. É uma das mais belas inserida no parque nacional do Gerês. Fica situada nas margens do Cávado, albufeira de verde azul de Salamonde e no sopé das fragosas penedias da serra do Gerês. Freguesia  antiga, medieval, com pequenas aldeias de uma vida pastoril sossegada, tem também uma riqueza multifacetada. A paisagem oferece aos olhos os mais belos quadros...
Aqui também se verificou, inevitavelmente, o êxodo rural, umbilicalmente ligado à procura de melhores condições de vida.
No início desta freguesia, permanece o rasto histórico da existência de povoamentos pré-romanos como os Turodos, Esquesos e Nemetanos, povos que se dedicavam quase exclusivamente à pastorícia com a criação de cabras, o que daria o nome a Cabril.


Assim sendo, e segundo os historiadores, era o gado que abastecia toda esta região, continuando ainda nos dias de hoje a existir.
Com a derrota dos Lusitanos (povos que habitavam a Península Ibérica sob o comando do pastor Viriato), Roma conseguiu o domínio total da Península Ibérica e de todos os povos e povoados Os habitantes das "tribos" derrotadas, foram escravizados e integrados no Império Romano, apesar de terem tentado resistir aos senhores do Universo. Cabril não foi excepção e podemos ainda encontrar um dos vestígios mais visíveis dessa data, "a ponte velha" agora de difícil visibilidade visto que se encontra a maior parte do tempo submersa pela barragem de Salamonde.A ponte foi construída com o intuito de permitir a passagem entre as duas margens que se encontravam separadas por um riacho, mas que em dias de Inverno chegava a não permitir a passagem dado o caudal gerado. Importa pois, realçar o facto de que foram os Romanos os primeiros a unir a Freguesia de Cabril, povo este que era exímio na construção de vias terrestres, ligando assim todo o seu império.



 

 

Logo FITU

A cidade de Braga recebe, nos próximos dias de 25 e 26 de maio, a vigésima segunda edição do Festival Internacional de Tunas Universitárias (FITU), uma organização conjunta da ARCUM e da Tuna Universitária do Minho.




O ano 2012, ano de Capital Europeia da Cultura em Guimarães e o CineFOCUM, um dos muitos e valiosos núcleos formados pela AAUM, não poderia ficar de parte sem qualquer tipo de actividade. É a pensar em todos os estudantes da Universidade do Minho que este grupo de amantes da arte cinematográfica lhes volta a lançar um desafio. 

Realiza-se no último domingo deste mês, em Fafião, aldeia do concelho de Montalegre, o "Trilho do Medronheiro", evento organizado pela Associação de Desenvolvimento de Fafião "Vezeira" a que a AAEUM se associa.

Agora que o sol já veio para ficar, a AAEUM organiza no próximo dia 9 de Julho, à semelhança dos anos anteriores, mais uma edição dos Encontros de Verão. Como vem sendo habitual, os Encontros decorrem no Complexo Turístico de Rilhadas (Fafe), que permite a realização de várias actividades de ar livre na companhia de amigos e familiares.


 

A AAEUM, em parceria com a Associação de Funcionários da Universidade do Minho, vai realizar no próximo dia 24 de Julho, um Cruzeiro ao Rio Douro.

A próxima Campanha de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome é já nos próximos dias 28 e 29 de Maio (Sábado e Domingo). A AAEUM colabora com o Banco Alimentar - Braga na promoção do voluntariado para a campanha. Alimenta esta Ideia, colabora como voluntário.

Vida estudantil e da EEUM em debate

A união entre a universidade, o estudante e a sociedade é o mote para mais uma edição da tertúlia “Café numa hora”, onde se debaterão temas relativos à vida estudantil vimaranense e à sua estreita relação com a Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM). O evento, com organização da WIE (Women in Engineering) – Portugal, tem lugar na FNAC do Guimarães Shopping amanhã (dia 19 de Maio), pelas 21h30.

A tertúlia terá como intervenientes personalidades ligadas à vida da academia minhota e da EEUM, bem como da sociedade civil vimaranense. A moderação será da WIE – Portugal.

O evento será abrilhantado com a actuação da Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho TUN’OBEBES.

A entrada é livre.

A sugestão para o dia 29 de Maio é uma homenagem a um dos escritores que mais escreveu e percorreu a Serra do Gerês. Em 25 de Julho de 1945, Miguel Torga descreveu nos seus Diários um “dia pela Serra Amarela, a percorrer vezeiras, a visitar fojos de lobos e a quebrar a cabeça no enigma de quinze ou vinte casarotas perdidas numa chapada”. Uma reedição de uma caminhada várias vezes reclamada e que percorre velhos caminhos dos pastores de Vilarinho da Furna.

Saindo de Brufe, umas das aldeias mais bonitas do concelho de Terras de Bouro, subiremos à serra por antigos caminhos de pastores que em certos locais apenas se deixam adivinhar pelas mariolas. O percurso percorrerá depois alguns dos lugares visitados por Miguel Torga como as casarotas, o fojo de Vilarinho, currais e outros vestígios da aldeia de Vilarinho da Furna.

A caminhada fará ainda um pequeno desvio para visitar os vestígios da Casa da Neve. Segundo as fontes históricas, terá sido construída pelos Arcebispos de Braga para fornecimento de gelo. É uma das poucas "casas de neve" existentes em Portugal.

Realiza-se no dia 7 de Maio (Sábado), primeiro dia das Monumentais Festas do Enterro da Gata 2011, mais um Dia do Antigo Estudante (DAE).

A AAEUM conta com a tua presença – junta um grupo de antigos colegas e vem jantar e divertir-te connosco!

O programa do DAE inclui Parapente - 12 €, o Jantar + concerto do Rui Veloso - 21 €

A cidade de Braga, recebe, nos próximos dias de 14 a 17 de Abril, a vigésima primeira edição do Festival Internacional de Tunas Universitárias (FITU), uma organização conjunta da ARCUM e fa Tuna Universitária do Minho.




Percorrendo o Trilho Brandas de Sistelo da rede de trilhos pedestres Valimar (em Arcos de Valdevez), a sugestão é descobrir o território de montanha de Sistelo. A Caminhada realiza-se no próximo dia 9 deAbril, Sábado, e o ponto de encontro é na Pastelaria Moinho Doce (junto ao DeBorla) às 8h30. Para caminhantes de outras origens os pontos de encontro alternativos são Arcos de Valdevez e Sistelo (ver Googlemaps). O transporte para o local é realizado nas viaturas dos participantes.

A associação de Antigos Estudantes da Universidade do Minho acompanha, no próximo dia 20 de Março, Domingo, pelas 17h00, o lançamento do terceiro livro do autor bracarense Luís Novais. O evento decorre na FNAC do Braga Parque, estando a apresentação do livro "O Heróico Major Fangueira Fagundes (com todolos seus anexos)" a cargo de Vítor Aguiar e Silva, Professor Catedrático das Universidades de Coimbra e do Minho.

 

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 Seguinte
Voltar
Parceiros AAEUM
Universidade do Minho|
Parceiros de Eventos/Serviços
|

MAILLING LIST
Regista-te!
Recebe as nossas informações
Subscrever
Publicidade
Inscrição Novo Sócio